PAXkids ABRAÇA CAMPANHA DE INCENTIVO À LEITURA PARA CRIANÇAS

PAXkids ABRAÇA CAMPANHA DE INCENTIVO À LEITURA PARA CRIANÇAS

Campanha iniciada pela Sociedade Brasileira de Pediatria busca incentivar a leitura parental na gestação e na infância, como forma de estimular o desenvolvimento 

Há algum tempo os livros e contos infantis têm perdido espaço para os aparelhos e jogos eletrônicos com os quais as crianças já nascem praticamente familiarizadas. Apesar de comum, os pais devem ficar atentos ao contato intenso com essas tecnologias. Buscando estimular a leitura desde a gestação, a PAXkids – Centro de Referência em Desenvolvimento Infantil abraça a campanha “Receite um livro”, iniciada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, cujo objetivo é mobilizar médicos e pediatras a incentivar a leitura parental ainda na gestação e também na infância.

Segundo estudos, crianças de 0 a 6 anos de idade possuem uma janela de oportunidades para os estímulos neuronais do cérebro, pois é o período em que a formação de conexões cerebrais é mais propícia e fundamental para o seu desenvolvimento,. Outro fator que chama a atenção são as evidências de que a arquitetura do cérebro se constrói a partir de experiências vivenciadas. Por isso, especialistas acreditam que é muito importante oferecer cuidado, afeto e estímulos o mais cedo possível, incluindo o período de gestação, para que a criança possa desenvolver habilidades como pensar, falar e aprender de maneira plena.

Segundo a médica pediatra e membro da diretoria da PAXkids, Ana Márcia Guimarães, com vinte semanas de idade gestacional o cérebro do feto já está estruturalmente formado, porém suas células ainda se encontram desorganizadas e precisam multiplicar suas conexões para se especializar em diferentes funções. “O crescimento e desenvolvimento cerebral é algo impressionante. O cérebro de um recém nascido pesa em torno de 400g e, até os dois anos de vida, seu tamanho será dobrado, chegando à metade do peso de um cérebro adulto. Este crescimento intenso nos primeiros anos de vida revela a complexidade das ligações cerebrais na formação das vias neuronais”, explica.

Após a multiplicação dessas células, o cérebro começa a se desenvolver. “Esse processo sofre influência extrema dos estímulos ambientais que vão programando os aspectos sociais, cognitivos e emocionais. A genética herdada dos pais, portanto, tem apenas um fator probabilístico, que sofrerá influências externas, tanto para se desenvolver no potencial máximo como para se silenciarem devido a falta de estímulos adequados”, afirma a pediatra.

Segundo a psicóloga especialista em neuropsicologia, Carolina Araújo, o hábito de leitura favorece o vínculo afetivo entre pais e filhos, refletindo nas demais relações afetivas da criança. “Do ponto de vista cognitivo, a leitura configura-se como um meio de estimulação e reabilitação de funções neuropsicológicas, favorecendo as capacidades de concentração e memorização, enriquecendo a fluência verbal, o nível de vocabulário e a competência comunicativa, além de estimular criatividade, a abstração e o raciocínio lógico-temporal”, finaliza.

Sobre a A PAXkids

A PAXkids – Centro de Referência em Desenvolvimento Infantil surgiu dentro da diretoria da PAX Clínica que, com 37 anos de fundação, é referência no atendimento a portadores de doenças mentais na cidade de Goiânia. Sua criação tem como maior objetivo oferecer um modelo diferenciado de atendimento para a prevenção e identificação precoce de transtornos mentais infantis, visto que para melhorar a qualidade de vida das crianças, é preciso cuidar de seus pais e do ambiente que as cerca. Por isso, a equipe composta por pediatra, psiquiatra, psicólogas, psicopedagogas e fonoaudiólogas, atua de maneira interprofissional usando a mesma linguagem, apesar das linhas diferentes de intervenções.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest