A tarefa está muito difícil?

A tarefa está muito difícil?

Para resolver um problema ou entender um conteúdo difícil, em primeiro lugar seu filho precisa se concentrar na atividade ou no problema que está estudando por algum tempo. Trinta minutos é um bom tempo para se concentrar em entender o assunto.

Depois de explorar o conteúdo que deseja entender, ele pode escolher uma das opções abaixo. Todas elas são formas de tirar o cérebro do modo focado em que foi  colocado ao estudar a matéria na qual tem dificuldade.

  • mudar para um atividade que ativará outras áreas do seu cérebro. Para fazer isso, basta estudar matéria de uma outra área. Por exemplo, se o problema que está difícil for de matemática, ele pega agora uma matéria de humanas para estudar ou alguma leitura para fazer;

  • sair para fazer uma caminhada;

  • fazer algum exercício físico com o qual já esteja acostumado ou que pratique com frequência;

  • ouvir música e relaxar

Depois de pelo menos duas horas de intervalo, em que ele tenha usado parte do tempo para  praticar uma das sugestões acima, poderá voltar ao problema ou atividade inicial, na qual tem dificuldade de compreensão.  Você e seu filho ficarão surpresos em como o conteúdo parecerá mais simples do que você julgava inicialmente. Isso porque durante o intervalo em que ele intercalou alguma das atividades sugeridas, o cérebro pode buscar caminhos para localizar referências que agora serão usadas na compreensão da atividade ou matéria inicial.

Atenção: sem estudar primeiro, de forma totalmente concentrada, a técnica não vai funcionar, já que o cérebro não terá armazenado as referências a partir das quais fará a busca na memória de longo prazo.

fonte: Socorro, Meu Filho Não Estuda

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest